Picadeiro da Informação

Monday, November 13, 2006

Além da Imaginação


Sabem aqueles truques de mágica onde uma pessoa entra por uma porta e depois do “abra cadabra” ela desaparece sem deixar pistas? Ou então aqueles desenhos tipo He-Man onde os personagens chegam a um lugar ou vão embora por um portal mágico? Bom, um dia fiquei sabendo que isso aconteceu no jornal onde trabalhei.

As informações são desencontradas, mas, conta a lenda, que um homem entrou no prédio do jornal (passando pela segurança sabe-se lá como) e percorreu os andares. Eis que em determinado momento o elemento sorrateiramente afanou uma televisão e foi embora lindo e saltitante! Como isso aconteceu? Vamos refazer os passos do larápio.

Consta que o aparelho subtraído estava instalado no quarto andar (onde fica a redação). Como ele retirou a TV com tanta testemunha? Ele pode ter usado uma desculpa como “sou da manutenção e tenho que levá-la ao conserto”. Ok, descer pelo elevador daria muito na cara, então ele deve ter descido pelas escadas. Mas ninguém o viu? Claro que não. Escadas não são o meio de transporte utilizado por jornalistas sedentários que só andam de elevador, mesmo que seja para subir ao 1º andar.

Tá, no térreo a saída das escadas é para o hall do elevador. Mas o corredor ao lado dá acesso à parte dos fundos do prédio onde fica um depósito. Lá havia vários restos de cadeiras, mesas, parte do setor de impressão de jornais... enfim, uma bagunça. Também haviam portas e passagens para lugares que só Deus sabe, e a saída dos fundos. Neste local costumam circular operadores das prensas, bombeiros do prédio, faxineiras e seguranças.

Conta a lenda que o meliante passou por esse local carregando a TV e desapareceu misteriosamente. Seguranças dizem que não viram ninguém deixando o prédio com tal volume. Testemunhas dizem até que viram a pessoa, mas não a conheciam nem sabiam o que ela carregava. Parece que o furto só foi constatado depois que uma faxineira percebeu aquela marca com o pó em volta de onde ficava o aparelho.

Na minha opinião, o ladrão é um jornalista morto-vivo que foi aprisionado nas masmorras do prédio durante a ditadura. Agora, ele habita as famigeradas catacumbas e às vezes sai de onde está para usurpar material da redação como forma de pagamento pelos serviços prestados. Ele circula após a meia-noite pelos corredores do prédio em busca de alimento e captura plantonistas que são transformados em jornalistas-zumbis e que são escravizados pelos editores das publicações do grupo.

2 Comments:

  • Muito boa essa história... uma vez, numa empresa em que trabalhei, e na qual batíamos cartão, houve um dia em q um cara todo uniformizado entrou, disse q era da manutenção, pegou o relógio de ponto, saiu e nunca mais voltou... Enfim: roubou o relógio de ponto...

    By Blogger Picadeiro da Informação, at 2:30 AM  

  • nossa, que cheiro de grupo Folha...

    By Anonymous Anonymous, at 12:34 PM  

Post a Comment

<< Home