Picadeiro da Informação

Friday, November 17, 2006

Folga por água abaixo


Meados de agosto de 2000. Havia dois meses que trabalhava nas madrugadas para atualizar o site de um grande jornal on-line. Uma tragédia tinha acontecido nessa época: o naufrágio do submarino russo Kursk.

Como fazia madrugada, trabalhava da maia-noite às 8h. Num belo sábado de manhã (quando terminava o meu horário) saí e fui pra casa. Combinei com minha namorada de fazer algo durante o dia em vez de dormir e descansar como regularmente fazia.

Na noite do sábado, cansado e com o sono atrasado, já que realmente havia resistido acordado, me deitei no sofá da casa de minha namorada para tirar um cochilo. Eis que o telefone toca! Era um dos editores dizendo que eu tinha que ir para o jornal porque os mergulhadores poderiam chegar ao submarino e tínhamos que dar a informação.

Perguntei se ninguém poderia ir, já que era minha folga de direito – FIM DE SEMANA – e ele disse que não. Que já tinha entrado em contato com outras pessoas e que ninguém poderia trabalhar naquela madrugada. Fiquei puto da vida e falei que estava sem dormir, em vão, claro.

Temendo pelo emprego, fui, né! Fazer o quê? Resultado: fiquei acordado direto das 22h de sexta-feira até as 10h de domingo; os mergulhadores realmente chegaram ao submarino; publiquei notas detalhadas de tudo o que ocorreu na operação de resgate; não recebi nem um obrigado (claro).

Esse é o grande problema. Para não correr o risco de perder o emprego, a gente se sujeita a fazer tudo o que nos mandam. Minha vontade era dizer para o tal editor: ninguém quer ir porque trabalhar de madrugada é uma merda! Vai você então que eu não vou. Só que isso seria passe direto para a fila do seguro-desemprego na segunda-feira. Mas com o tempo a gente aprende a dizer “não” para o chefe e mandar ele se fuder de forma educada e sem que ele perceba.

2 Comments:

  • Mandar o chefe se f***** sem que ele perceba ninguém aprende na faculdade. Aliás, a faculdade oculta várias coisas. Se a gente tivesse a noção do que é fechamento, quase ninguém ia concluir o curso.

    By Blogger Contorcionista, at 4:28 PM  

  • hahahahaha, acho que ninguém concluia mesmoooooo. Mas quase morri antes de terminar o texto com medo de você achar que não poderá dizer NÃO nunca. Ufa! que alívio! Espero que não volte mais as tais madrugadas porque se foi capaz de passar por isso também será capaz de arrumar outro trampo, uai!

    By Blogger Unknown, at 11:29 AM  

Post a Comment

<< Home